domingo, 17 de abril de 2011

Macha em Brasilia

TODOS À MARCHA EM BRASÍLIA NO DIA 13 DE ABRIL


Servidores Públicos Federais de todo o Brasil participaram de mobilização nesta quarta-feira passada (13-04) em Brasília. As atividades reuniram 26 entidades nacionais, entre elas a CONDSEF, em torno de uma Campanha Salarial em defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros.  Cerca de 15 mil trabalhadores vindos de todo o Brasil encheram a Praça dos Três Poderes e promoveram uma grande marcha até o Ministério do Planejamento onde aguardaram o fim de uma audiência com a ministra Miriam Belchior.
A ministra recebeu representantes de 26 entidades unidas em torno da campanha em defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros, entre elas a CONDSEF. O encontro foi o primeiro desde a posse da presidenta Dilma e marcou a reabertura do processo de negociações com o governo. Na audiência a ministra informou que a intenção é manter diálogo permanente com os servidores. Uma nova reunião já está confirmada para amanhã (18-04). Duvanier Ferreira, agora secretário de Relações do Trabalho, foi nomeado pela ministra para conduzir os processos de negociação.
Durante a audiência a ministra disse ainda que é intenção do governo encaminhar ao Congresso Nacional até o mês de junho Projeto relativo à Regulamentação da Negociação Coletiva no Setor Público. Enquanto ainda estavam concentrados na Praça dos Três Poderes, representantes das entidades que organizaram a marcha desta quarta conseguiram protocolar na Casa Civil documento destinado à presidenta Dilma. O documento traz os eixos defendidos pelo conjunto dos servidores e pede que a presidenta receba representantes da categoria. Reforça ainda que a luta por serviços públicos de qualidade é de toda a população brasileira.
Na parte da manhã, servidores também estiveram no Congresso Nacional onde acompanharam debate na Comissão de Administração e Serviço Público sobre o PL 1992/07 que trata de uma Previdência Complementar para servidores. Parlamentares solicitaram vista da matéria que por enquanto não segue tramitando no Congresso. Servidores vão continuar promovendo trabalho de convencimento pela derrubada deste e de outros projetos prejudiciais ao setor como o PLP 549/09 que pode congelar investimentos públicos pelos próximos dez anos.

Plenária Nacional

Na quinta-feira (14-04), às 9 horas a CONDSEF realizou sua plenária nacional no Clube dos Previdenciários (quadra 712/912 Sul). Representantes dos setores da base da Confederação discutiram os resultados da audiência com a ministra, avaliaram a mobilização da categoria e votaram ações para fortalecer a luta pelo atendimento das demandas mais urgentes do serviço público.
Delegados sindicais da base da CONDSEF de 23 estados aprovaram, nesta quinta-feira, calendário de atividades com reforço na mobilização em torno dos eixos que compõem a Campanha  Salarial Unificada dos servidores federais. As atividades foram propostas durante uma das plenárias nacionais mais representativas da história da CONDSEF. Quase 500 servidores entre delegados e observadores participaram da plenária (foto).
. Entre as propostas estão atos com paralisação em todos os estados no dia 11 de maio e uma nova grande marcha a Brasília no dia 15 de junho. O objetivo é manter a unidade, mobilização e ampliar a pressão dos servidores federais para garantir o atendimento das demandas mais urgentes do setor público.
A CONDSEF participou com outras 25 entidades nacionais de audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O encontro marcou a reabertura do processo de negociação  com a categoria. A reabertura das negociações só foi conquistada pela forte mobilização dos servidores que estão organizados em torno da Campanha Salarial Unificada deste ano.
A categoria deve permanecer unida e acompanhar o cronograma de reuniões que deve ser montado a partir da reunião de segunda, 18.

Unidade também nos Estados

Na plenária nacional da CONDSEF foi também apontada a importância de reforçar a unidade entre as entidades que representam os servidores também nos estados. Para que isso aconteça a proposta é reativar fóruns das entidades nacionais no âmbito estadual e realizar atividades que contem com a participação de todas as categorias de todas as esferas: Executivo, Legislativo e  Judiciário. Só uma mobilização geral e efetiva poderá reverter o quadro desfavorável imposto para o setor público neste início de governo Dilma. Juntos, os servidores precisam cobrar do governo Dilma não só o diálogo permanente, mas o atendimento consistente de todas as demandas necessárias para melhorar condições de trabalho e o atendimento à população brasileira.
Além dos atos nos Estados em Maio, e marcha à Brasília no dia 15 de junho os delegados de base da CONDSEF também aprovaram a realização de nova Plenária Nacional no dia 16 de junho e reunião ampliada das entidades nacionais para o dia 17 do mesmo mês. A expectativa é de que a reunião de amanhã com as entidades nacionais aprove o calendário e a unidade dos servidores, se fortaleça cada vez mais em torno dos eixos da Campanha Salarial Unificada.

Caminhada rumo ao Ministerio do Planejamento





Exposição de Várias faixas na Caminada






Caminhada rumo ao Ministerio do Planejamento  







Elzemir Oliveira Costa
Delegado SINDSEP-MA




Fonte: (www.sidsep.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário