domingo, 17 de abril de 2011

Relatorio do VIII CONSEF

RELATÓRIO DO VIII CONSEF DO SINDSEP-MA


SÃO LUIS
ABRIL2011


Sindsep-MA realizou o VIII CONSEF


O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) realizou nos dias 7,8 e 9 de abril ∕ 2011  o VIII CONSEF, que teve como tema "Fazendo a luta com o olhar no futuro".
O Congresso foi aberto na presença de vários atores da política maranhense, representantes de movimentos sociais, além do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz.
Personalidades nacionais que militam no movimento sindical também  participaram do VIII CONSEF, em diferentes momentos, onde tiveram a tarefa de ministrar painéis para a Plenária. Foram palestrantes o Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/ Nacional), Quintino Severo; Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira; Secretário de Políticas Sociais da CONDSEF, José Carlos Oliveira; Secretário de Finanças da CONDSEF, Pedro Armengol; o reitor do IFMA, José Ferreira Costa; e Max Leno, assessor da CONDSEF.
No primeiro dia a Plenária pôde assistir ao painel que tratava sobre a conjuntura política internacional, nacional e local, ministrada pelo Secretário Geral da CUT Nacional, Quintino Severo. A palestra trouxe à tona as questões que estão em evidência no mundo, como: a questão econômica que ainda é um fantasma em vários países, as crises políticas de países do chamado "terceiro mundo" e a crise que está se estabelecendo nos países do Oriente Médio, e que vem tomando proporções mundiais.
O VIII CONSEF aconteceu em um momento de efervescência política mundial, no qual, o Brasil vem fazendo cortes orçamentários que estão diretamente vinculados ao serviço público federal. Com todo esse momento de instabilidade, que assola não só os países do oriente (com guerras civis por abertura política), mas também os países do ocidente (com as questões econômicas), é inerente que se coloquem em pauta discussões que venham a remeter uma reflexão sobre esse cenário atual; real situação do funcionalismo público; e discussões sobre as bandeiras de lutas da categoria.
O VIII CONSEF colocou em discussão questões cruciais que deverão passar por uma análise da categoria. A pauta do Congresso busca discussões sobre: Conjuntura: internacional, nacional e local; Organização sindical; Balanço de atuação da CONDSEF; Balanço de atuação da atual Direção do Sindsep/MA; Plano de lutas e pauta de reivindicação; Reforma estatutária; Recomposição da Diretoria.

Transmissão Ao Vivo

O Sindsep/MA transmitiu o VIII CONSEF ao vivo pela Rádio Web, através de sua página na internet (www.sindsep.org.br).

No final do VIII CONSEF, foi realizada uma votação para escolha de 22 delegados para seguirem rumo à Brasília para uma audiência dia 13 de abril, com a Ministra do Planejamento Míriam Belchior.

Dr. Duvanier Ferreira (Sec. R.H. do Ministerio do planejamento)

 Woshington Luis ( Vice Gov. do Maranhão )

Angela Maria ( Pres. SINDSEP - MA)



 Parte da Plateia do VIII CONSEF



 Joana Darc, Dr. Duvanier e Elzemir

Plateia do VIII CONSEF  SLZ - MA





Elzemir Oliveira Costa
Delegado SINDSEP-MA




Fonte: (www.sidsep.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário